terça-feira, 12 de abril de 2016

Belo de Souza: Poeta

A Flor

Se queres ser feliz
Medita todos os dias
Na beleza que se apresenta
Diante de ti
Olha aquela flor
Uma Formosura perfeita
Criação superior
Tanto quanto as estrelas.

-- "Sentimento das Horas" - Belo de Souza


José Belo de Souza. Sou Paraibano, nascido em 1947, na cidade de Guarabira, e radicado há vários anos em João Pessoa. Estudei no Seminário da Arquidiocese da Paraíba, e no colégio Pio XII. Meu primeiro emprego foi de vendedor de livros. Trabalhei no colégio Pio X, de lá saí para ser bancário, no Banco do Comércio e Indústria da Paraíba. Fiz cursos de Artes Plásticas, de relações humanas, e também cenografia. Sou um militante pacifista que defendo os direitos dos povos e das nações. Uso os meus versos como meio de luta pela defesa da paz e do meio ambiente. Trabalhei como fotógrafo profissional. Filmado várias vezes pela televisão, por causa da minha cultura ideológica. E, hoje, declamo poesia para os turistas realizando um trabalho nobre e voluntário, em favor da arte. Tenho vários trabalhos publicados, em jornais da capital do meu estado e no Brasil. E várias publicações na internet, sobre o tráfico de animais que considero, falta de ética para com a natureza. Sou membro da Academia Paraibana de Poesia. Gosto muito da leitura, pois por meio dela tenho adquirido muitos conhecimentos que tem enriquecido meu mundo de poeta e cidadão.


Um comentário: